NOTÍCIAS

apaesorocaba • 1 de novembro de 2024

Arte e Inclusão nas Ruas:

Alunos da APAE Sorocaba Levam Consciência e Reflexão ao Espaço Urbano

Nesta terça-feira, 29 de outubro, os alunos da APAE Sorocaba trouxeram às ruas de Sorocaba uma iniciativa que uniu educação, arte e reflexão social, levando à comunidade uma performance impactante. O evento, que aconteceu nos bairros Vila Progresso e Centro, mobilizou os alunos em um passeio pelos espaços públicos, onde utilizaram um respirador nomeado “Objeto Sustentável”. Este artefato faz referência à obra “Homem Sustentável” do artista, professor e pesquisador brasileiro Francesco D’Ávila, conhecido por sua atuação em Direitos Humanos e pelo estudo da relação entre sustentabilidade e existência humana.

Francesco D’Ávila, especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília e licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas, com mobilidade acadêmica na Universidade de Coimbra, traz em sua obra um convite ao público para repensar o que realmente significa viver de forma sustentável e consciente. Inspirados por este conceito, os alunos da APAE Sorocaba se tornaram agentes de sensibilização social, utilizando o “Objeto Sustentável” como um símbolo de nossa necessidade de “respirar” um novo futuro — mais justo, inclusivo e sustentável.



A arte, em iniciativas como esta, torna-se um poderoso veículo para transformar a educação em uma ferramenta crítica de reavaliação do presente e construção de um futuro mais consciente. Por meio da prática performática, os alunos — protagonistas desta ação educativa — demonstraram como o aprendizado pode ultrapassar os limites da sala de aula, envolvendo a sociedade e promovendo uma reflexão profunda sobre a responsabilidade coletiva. Em um mundo marcado por desafios ambientais e desigualdades sociais, a união entre arte e educação assume um papel essencial para engajar as novas gerações na construção de realidades alternativas que reflitam os valores de sustentabilidade e inclusão.


"Para eles percebo que foi muito significativo, muito importante, até pela ação deles de me cobrarem, se já estava pronto, criou-se uma expectativa, uma ansiedade de querer ver pronto logo, deles usarem e das pessoas vendo eles usando ! " - Diz Edna Cruz (Artista Votorantinense e Arte educadora na APAE Sorocaba)


A presença dos alunos com o respirador sustentável nos espaços urbanos de Sorocaba provocou diálogos, questionamentos e, acima de tudo, trouxe à tona a importância de uma educação inclusiva que utiliza a arte como expressão e ferramenta de cidadania. Iniciativas como esta demonstram como as instituições, os educadores e os artistas podem trabalhar juntos para que a educação seja uma experiência transformadora, impulsionando a sociedade a repensar o mundo em que vivemos e o futuro que queremos construir.

"Participar deste projeto, desde o início, me causou grande comoção ! Foram várias etapas que eu fiquei emocionada, só de falar aqui eu já fico um pouco emocionada. Hoje ao ver o vídeo da conclusão do trabalho de todo o processo, tive que me conter pra não chorar ! Foi muito gratificante [...] levar uma reflexão pra nossa sociedade sobre o nosso cuidado com o meio ambiente..."  - Diz Edna Cruz (Artista Votorantinense e Arte educadora na APAE Sorocaba)


Essa ação da APAE Sorocaba reafirma o compromisso da instituição com a formação de cidadãos críticos e conscientes, preparando-os para atuar no mundo com empatia e responsabilidade. Que outras instituições e comunidades possam se inspirar neste exemplo e valorizar a arte e a educação como chaves para um amanhã mais sustentável e inclusivo.



Fotografia por: Richard Aléxis (@arqrichard.so e @foto.napraca)

Texto: José da Silva Júnior (@_juniorterra) e Uso de ferramentas de Inteligência Artificial.


Mobilização à favor das continuidade das Escolas Especializadas
Por Junior Terra - José da Silva Júnior 5 de dezembro de 2025
A APAE Sorocaba manifesta posição contrária ao Decreto nº 12.686, defendendo o direito das pessoas com deficiência de escolherem o atendimento educacional mais adequado.
Por José da Silva Junior - Junior Terra 20 de agosto de 2025
APAE OFEBAS RUN 2025
Benefícios de uma educação criativa na perspectiva da educação para pesso
Por José da Silva Junior (Junior Terra) 7 de agosto de 2025
Aprender vivendo - Quais os benefícios de uma educação criativa na perspectiva da educação para pessoas com deficiência?
Mais Posts